Você precisa de ajuda para aumentar seu rendimento na academia ?

Muitas pessoas, atualmente, têm recorrido à algumas substâncias para atingir o “corpo perfeito” ou melhorar seu rendimento na academia.

Há poucas verdades na literatura sobre algumas delas, como aminoácidos de cadeia ramificada, termogênicos e anabolizantes.

Antes de mais nada, ressalto que ambas possuem diferenças acintosas. Os aminoácidos de cadeia ramificada ajudam os seus músculos a recuperarem as proteínas “consumidas” durante o exercício, ou seja, diminuem o consumo de massa magra e, por consequência, preservam sua massa muscular, quando não a aumentam.

Já os termogênicos, são substâncias que aumentam o seu metabolismo e te deixam com energia, com aquela sensação de disposição no auge.

Por último, os anabolizantes. Dispomos de uma diversa variedade deles, desde os utilizados em alguns animais de competição, como cavalos, até aqueles para recuperarem uma pessoa que está imobilizada há longo tempo numa cama, com massa magra consumida, de uso médico.

No entanto, ratifico que há consequências potencialmente graves e irreversíveis com o uso dessas substâncias.

Os aminoácidos de cadeia ramificada podem lesionar os seus rins, de forma reversível ou não, a depender de sua idade, função renal prévia, nível de hidratação e carga consumida.

Os termogênicos estão associados a estados de psicose temporária, tentativas de suicídio, crise tireotóxica (descarga hormonal importante que gera arritmia, sudorese e também, psicose), dentre outros.

Os anabolizantes podem hipertrofiar o músculo cardíaco de forma irreversível, gerando arritmias fatais, além de estarem associados a alguns tipos de câncer de fígado.

A maior parte das pessoas, sob criteriosa avaliação nutricional e médica, atinge resultados semelhantes a muitos dos compostos citados, sem risco às suas saúdes. Portanto, reformulo a pergunta inicial: vale a pena correr riscos para se atingir o “corpo perfeito”ou para melhorarmos o rendimento em atividades de alto rendimento?

Sinceramente, após 16 anos de profissão, acho que não. Ao menos, certifique-se dos riscos e monitore a sua saúde, é o mínimo que posso sugerir.

Por uma vida saudável,

Grande abraço

Tales Esper Venâncio

pré-agende sua consulta